FICHAMENTOS



CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR
CURSISTA: Sheila de Oliveira Sousa Lima

THOMAZ VIEIRA, ALEXANDRE. Funções e papéis da tecnologia.
Resumo:
Para que o trabalho se concretize com o aluno, é necessário que o professor conheça os conceitos e práticas relacionadas com a tecnologia.
Dados são conjuntos de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos. Já a informação é uma mensagem. Ela tem um emitente e um receptor. No entanto, para ser considerada informação, a mensagem precisa ser aceita pelo receptor e é preciso que ele acrescente significado. Os computadores podem ser grandes aliados dos gestores na transformação de dados em informações. No entanto, raramente ajudam a dar sentido aos dados.
O conhecimento tem caráter humano e é mais amplo, mais profundo e bem mais rico do que os dados e as informações. Livros podem ser repletos de informações, mas não de conhecimentos. Para produzir conhecimento é necessário que haja mente que trabalhe.
Os conhecimentos têm origem nos indivíduos. É possível que aprendamos algo relevante com base em rotinas organizacionais incorporadas as escolas.
Questionamentos:

1.    Conforme foi analisado anteriormente, a produção de uma informação, a partir de dados, envolve uma clara intenção daquele que produz a informação. Quando um sistema é implementado em culturas organizacionais previamente estabelecidas, a forma pela qual as informações são organizadas e produzidas interage com a cultura já existente, criando situações que resultam em sintonia e reforço ou em dissonância e oposição. Tudo isso aponta para a necessidade de clareza e coesão da equipe sobre os objetivos pretendidos pela organização.

2.    A partir dessa pequena introdução podemos nos perguntar: quais informações são relevantes na melhoria do processo de gestão escolar, em seus vários aspectos: administrativo, pedagógico, pessoal, relativo aos pais dos alunos, dos materiais consumíveis, das instalações, dos recursos didáticos disponíveis, da avaliação, etc?

3.     Que dados precisamos para produzir tais informações? Onde esses dados são gerados? Quem são os responsáveis por gerá-lo? Como podemos ter acesso a essas pessoas e a esses dados? Como estruturá-los por meio das novas tecnologias? Como facilitar o acesso aos demais membros da comunidade escolar? Qual o nível de segurança e controle de acesso a ser implementado?

    4. Após respondermos a algumas dessas questões para um determinado projeto de melhoria sobre o acesso e a organização de informações, é que devemos pensar na tecnologia necessária para a obtenção das informações ou dos resultados pretendidos. Nesse momento, surgem novas questões sobre os
sistemas de informação em estudo: os usuários do sistema têm clareza dos
objetivos ou do projeto político-pedagógico da escola?



Curso de Especialização em Gestão Escolar
Cursista: Sheila de Oliveira Sousa Lima

Fichamento
Gestão de tecnologias na escola
Bianconcini de Almeida, Maria Elizabeth
As tic’s podem ser incorporadas na escola como suporte para a comunicação entre educadores da escola, pais, especialista, membros da comunidade e de outras organizações, a criação de um fluxo de informações, trocas de experiências e etc.
A incorporação das TIC’s na escola vem se concretizando com maior frequência nas situações em que diretores e comunidade escolar se envolvem nas atividades como sujeitos do trabalho em realização, uma vez que o sucesso desta está intimamente ligada a sua atuação.
“Sem a participação dos gestores, as atividades se restringem a esparsas práticas em sala de aula.” Ao atingir esse patamar, nova tomada de consciência leva a percepção de que o papel do gestor não é apenas o de prover condições para o uso efetivo da TIC em sala de aula, e sim que a gestão das TIC na escola implica gestão pedagógica e administrativa de sistema tecnológico e informacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário