FICHAMENTOS
CURSO
DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR
CURSISTA:
Sheila de Oliveira Sousa Lima
THOMAZ
VIEIRA, ALEXANDRE. Funções e papéis da tecnologia.
Resumo:
Para
que o trabalho se concretize com o aluno, é necessário que o professor conheça
os conceitos e práticas relacionadas com a tecnologia.
Dados
são conjuntos de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos. Já a
informação é uma mensagem. Ela tem um emitente e um receptor. No entanto, para
ser considerada informação, a mensagem precisa ser aceita pelo receptor e é
preciso que ele acrescente significado. Os computadores podem ser grandes
aliados dos gestores na transformação de dados em informações. No entanto,
raramente ajudam a dar sentido aos dados.
O
conhecimento tem caráter humano e é mais amplo, mais profundo e bem mais rico
do que os dados e as informações. Livros podem ser repletos de informações, mas
não de conhecimentos. Para produzir conhecimento é necessário que haja mente
que trabalhe.
Os
conhecimentos têm origem nos indivíduos. É possível que aprendamos algo
relevante com base em rotinas organizacionais incorporadas as escolas.
Questionamentos:
1. Conforme foi analisado anteriormente, a produção de
uma informação, a partir de dados, envolve uma clara intenção daquele que
produz a informação. Quando um sistema é implementado em culturas
organizacionais previamente estabelecidas, a forma pela qual as informações são
organizadas e produzidas interage com a cultura já existente, criando situações
que resultam em sintonia e reforço ou em dissonância e oposição. Tudo isso
aponta para a necessidade de clareza e coesão da equipe sobre os objetivos pretendidos
pela organização.
2. A partir dessa pequena introdução podemos nos
perguntar: quais informações são relevantes na melhoria do processo de gestão
escolar, em seus vários aspectos: administrativo, pedagógico, pessoal, relativo
aos pais dos alunos, dos materiais consumíveis, das instalações, dos recursos
didáticos disponíveis, da avaliação, etc?
3. Que dados
precisamos para produzir tais informações? Onde esses dados são gerados? Quem
são os responsáveis por gerá-lo? Como podemos ter acesso a essas pessoas e a
esses dados? Como estruturá-los por meio das novas tecnologias? Como facilitar
o acesso aos demais membros da comunidade escolar? Qual o nível de segurança e
controle de acesso a ser implementado?
4. Após respondermos a algumas dessas
questões para um determinado projeto de melhoria sobre o acesso e a organização
de informações, é que devemos pensar na tecnologia necessária para a obtenção
das informações ou dos resultados pretendidos. Nesse momento, surgem novas
questões sobre os
sistemas de
informação em estudo: os usuários do sistema têm clareza dos
objetivos ou do
projeto político-pedagógico da escola?
Curso de Especialização em Gestão Escolar
Cursista: Sheila de Oliveira Sousa Lima
Fichamento
Gestão de tecnologias
na escola
Bianconcini de Almeida, Maria
Elizabeth
As tic’s podem ser incorporadas
na escola como suporte para a comunicação entre educadores da escola, pais,
especialista, membros da comunidade e de outras organizações, a criação de um
fluxo de informações, trocas de experiências e etc.
A incorporação das TIC’s na
escola vem se concretizando com maior frequência nas situações em que diretores
e comunidade escolar se envolvem nas atividades como sujeitos do trabalho em
realização, uma vez que o sucesso desta está intimamente ligada a sua atuação.
“Sem a participação dos gestores,
as atividades se restringem a esparsas práticas em sala de aula.” Ao atingir
esse patamar, nova tomada de consciência leva a percepção de que o papel do
gestor não é apenas o de prover condições para o uso efetivo da TIC em sala de
aula, e sim que a gestão das TIC na escola implica gestão pedagógica e administrativa
de sistema tecnológico e informacional.
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